IST ou DST? É preciso ter para falar sobre o assunto?!

O Dr. Deca em sua primeira abordagem, vem informar e esclarecer sobre algumas siglas utilizadas para falar sobre saúde sexual.
Abordamos os seguintes temas: IST ou DST?  Você sabe a sigla correta? E o outro: É preciso ter para falar sobre o assunto?!
IST ou DST? O correto é IST, (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos; A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
É preciso ter para falar sobre o assunto?!  Geralmente precisamos conviver com alguém ou portar alguma IST para falar sobre, quão bem instruídos e informados estamos sobre assuntos que devem ser tão comuns em nosso dia a dia, para ajudar na prevenção, informação e acolhimento de algum portador, mas que ainda é de imenso tabu e muitas das vezes um preconceito dentro da sociedade.
Quantas vezes você já teve o medo e o receio de ser portador de HIV, sífilis, gonorreia, hepatites virais ou alguma outra IST? Bom isso depende muito de cada pessoa, mas, atualmente com os tratamentos tão avançados em nossa medicina, acabamos deixando de lado esse medo, e começamos a viver de forma um pouco mais o quanto “relaxados”, até porque se pegar uma sífilis existe cura, uma gonorreia existe cura, mas se por ventura adquirir HIV, Hepatite C, bem aí o assunto começa a ganhar outras proporções.
Em breve falaremos mais sobre cada caso de IST e seus sintomas, hoje em nossa primeira abordagem: qual o receio de falar sobre e porque não falamos, medo, preconceito, aceitação, será que se falarmos sobre IST, automaticamente somos portadores de alguma IST? Neste caso para nós que somos uma empresa, onde existem várias pessoas por atrás de um nome fica muito mais fácil, abordar e falar sobre este tema, pois temos não apenas uma, e sim várias pessoas dentro de nossa organização, o que não torna o assunto e o seu diálogo tão constrangedor, e queremos através do Dr. Deca, manter esse diálogo aberto e ajudar com informações importantes sobre tratamentos, meios de prevenção, dicas de saúde, e até mesmo um canal de apoio através de nosso WhatsApp (48-991202000), para quem necessita de informações e também muitas vezes se sentir acolhido através de uma conversa amiga.
O número de pessoas infectadas por IST no Brasil, vem na contramão da maioria dos países, a quantidade de pessoas infectadas tem aumentado a cada dia, o preconceito e medo de ser replicadores de informações, de ter a sua imagem associada a canais que deveriam ser de apoio a vida, e não de discriminação e preconceito de uma sociedade que julga, que fere, que distância, e que não te ampara.
Você sabe a quantidade anual de pessoas que cometem o suicídio por ser portador de alguma IST, em destaque o vírus do HIV, quantas pessoas não veem seus sonhos serem enterrados, suas vidas como se estivessem em um estado terminal e acabam cedendo a interrupção da própria vida, por isso vamos falar mais sobre IST, vamos nos informar, aprender, ser replicadores, quanto maior o número de pessoas instruídas e informadas, menor o risco de contaminação, maior o número de apoiadores da VIDA.
Vamos quebrar barreiras e esquecer os preconceitos que temos pela falta de informações, que todas as nossas matérias e ou assuntos, sejam tratadas para a ajuda, queremos nos tornar apoiadores, amigos e também uma grande família, daqueles que se sintam desamparados, queremos que sinta o nosso abraço e ao carinho que temos em ver pessoas felizes e celebrando a vida a cada ano ao nosso lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *